Três pessoas são presas e 400 celulares são apreendidos no shopping Oiapoque

Cinthya Oliveira e Simon Nascimento *
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/11/2018 às 10:52.Atualizado em 28/10/2021 às 01:37.
 (Maurício Vieira)
(Maurício Vieira)

Em mais um dia de operações contra furto, roubo e receptação de celulares em shoppings populares do Centro de Belo Horizonte, três pessoas foram presas e mais de 400 celulares foram apreendidos na manhã desta terça-feira (6). Dessa vez, a ação aconteceu no shopping Oiapoque.

A força-tarefa encabeçada pela Polícia Militar (PM), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Civil, Prefeitura de Belo Horizonte e a Receita Federal, se concentrou nos shoppings populares, como um desdobramento da operação iniciada nessa segunda (5), no Xavantes.

"Queremos dar um recado para a gerência dos shoppings e aos vendedores para que não tolerem a prática criminosa", disse o tenente-coronel Micael Henrique. "Contabilizando os números de apreensões ontem (segunda) e hoje (terça), chegamos a milhares de celulares apreendidos e 20 pessoas detidas por receptação", explicou o militar. 

De acordo com o tenente-coronel, um dos detidos estava com mandado de prisão em aberto. Até o fim desta terça, a expectativa é de que 32 mandados judiciais sejam cumpridos. Ao todo, 68 boxes foram vistoriados durante os trabalhos e dezenas de sacos com mercadorias foram retirados de dentro dos estabelecimentos e levados para a Polícia Civil e para a Receita Federal. Um resultado do trabalho dos agentes será divulgado ao fim do dia. 

"A receptação faz parte de uma cadeia criminosa. A partir do momento que existe demanda social para compra de celulares por menores custos, haverá sempre pessoas dispostas a roubar e furtar", alertou o tenente Frederico Ferreira, comandante do batalhão de choque da PM. 

Durante os trabalhos da corporação, os ambulantes deixaram os boxes e se concentraram no entorno das ruas Guaicurus e Curitiba. "A gente saiu porque se tivesse ficado lá dentro, eles iam levar toda nossa mercadoria", informou uma vendedora que não quis se identificar. 

Segundo um dos administradores do shopping Oiapoque, Ademar Firmiano da Silva, a operação ocorreu de maneira tranquila. "O shopping admira o trabalho das instituições presentes nessa operação e, em toda sua história, as deixou trabalhar em nome da segurança dos clientes. Se há suspeita de irregularidade, é bom que exista uma fiscalização", afirmou.

Como recuperar o celular roubado? 

A Polícia Militar orienta que pessoas com boletim de ocorrência registrado por furto e roubo de celulares na Grande BH procurem a Central de Flagrantes 1 e 2 da Polícia Civil para retirada dos aparelhos. É necessário levar documento de identificação e cópia da ocorrência. 

Já os celulares que foram recolhidos, mas sem registro de furto e roubo, apenas por estarem sem documentação, serão levados para a Receita Federal. 

Operação

Nessa segunda (5), foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão nos boxes do centro de compras. Foram apreendidos milhares de aparelhos celulares sem nota fiscal, 31 aparelhos roubados, 144 pacotes de produtos em desacordo com a fiscalização fazendária e um veículo roubado. Dezesseis pessoas foram presas. 

Em nota, a administração do Shopping Xavantes informou que "os lojistas estão com contratos de locação em dia, sendo de responsabilidade dos mesmos as mercadorias comercializadas" e que o centro de compras apoia e colabora com as operações e se compromete a tomar medidas cabíveis caso seja comprovada qualquer atividade ilícita em suas dependências.

Veja vídeo enviado pelo WhatsApp, que mostra a movimentação da polícia no entorno do shopping:

* Com Rosiane Cunha

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por